Turistas e executivos que passam neste fim de ano pelo Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, já têm acesso ao novo terminal de passageiros do local, que foi aberto parcialmente nesta semana.
Entre os novos espaços disponíveis estão um saguão,oito pontes de embarque, 32 balcões de check-in, cinco esteiras de restituição de bagagens, oito escadas rolantes e oito elevadores. As lojas do andar superior ainda passam por intervenções e serão ocupadas futuramente. Segundo a Infraero, a partir de agora os atuais canais de inspeção serão destinados ao atendimento de voos internacionais e os novos canais aos voos domésticos. Além disso, na nova estrutura não existe um corredor dividindo as salas de embarque das pontes, e os fluxos de embarque e desembarque ocorrerão no mesmo espaço.
Obra
Com o novo terminal, a capacidade do aeroporto será ampliada dos atuais 8,5 milhões de passageiros/ano para 14,8 milhões de passageiros/ano. A Infraero estima que, até 2018, a demanda de passageiros no aeroporto de Curitiba seja de 9,5 milhões de embarques e desembarques/ano.